Salmo 49 Oração | Oração do Salmo 49
Ouvi isto, todos os povos; Dai ouvidos, todos os moradores do mundo, tanto baixos como altos, tanto ricos como pobres. Assim me exorta o Salmo 49, ó Senhor, a refletir sobre a futilidade da riqueza e a certeza da morte, que iguala a todos.
A minha boca falará de sabedoria, e a meditação do meu coração será de entendimento. Inclinarei os meus ouvidos a um provérbio; decifrarei o meu enigma na harpa.
Por que temeria eu nos dias maus, quando a iniquidade dos meus calcanhares me cercar? Aqueles que confiam nos seus bens e se gloriam na multidão das suas riquezas, nenhum deles de modo algum pode remir a seu irmão, nem dar a Deus o resgate dele.
(Pois a redenção da sua alma é caríssima, e cessará para sempre), para que viva para sempre, e não veja a corrupção. Pois ele vê que os sábios morrem, como morrem os loucos e os brutos, e deixam a outros os seus bens.
O seu pensamento interior é que as suas casas serão perpétuas e as suas moradas de geração em geração; dão às suas terras os seus próprios nomes. Todavia, o homem, por mais rico que seja, não permanece; antes é como os animais que perecem.
Este caminho deles é a sua loucura; contudo, a sua posteridade aprova as suas palavras. São postos no sepulcro como ovelhas; a morte os pastoreará; e os retos terão domínio sobre eles pela manhã; e a sua formosura se consumirá no inferno, por não ter morada.
Mas Deus remirá a minha alma do poder do inferno, pois Ele me receberá.
Não temas quando alguém se enriquece, quando a glória da sua casa aumenta. Porque, morrendo, nada levará consigo, nem a sua glória descerá após ele. Ainda que na sua vida ele bendisse a sua alma, e os homens o louvem quando ele faz bem a si mesmo, irá para a geração de seus pais; eles nunca mais verão a luz.
O homem que está em honra, e não tem entendimento, é semelhante aos animais que perecem.
Que a minha alma, Senhor, não se apegue às riquezas passageiras deste mundo, nem tema a aparente prosperidade dos ímpios. Ajuda-me a buscar a verdadeira sabedoria e a compreender que a única riqueza duradoura é a Tua redenção.
Que a minha esperança esteja firmada em Ti, que remes a minha alma do poder da morte e me recebes em Tua glória.
Em nome de Jesus, que nos oferece a vida eterna, eu oro. Amém.