Salmo 22 Oração | Oração do Salmo 22

Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? Por que estás tão longe de me salvar, e das palavras do meu bramido? Assim clamo a Ti, ó Pai, com a profunda angústia e o mistério do Salmo 22, que ecoa o sofrimento do Teu Filho na cruz.

Deus meu, eu clamo de dia, e não me respondes; de noite, e não há sossego para mim. Contudo, Tu és santo, entronizado entre os louvores de Israel. Em Ti confiaram os nossos pais; confiaram, e Tu os livraste. A Ti clamaram, e foram salvos; em Ti confiaram, e não foram confundidos.

Mas eu sou um verme, e não homem, opróbrio dos homens e desprezado do povo. Todos os que me veem zombam de mim; estendem os lábios e meneiam a cabeça, dizendo: 'Confiou no Senhor, que o livre; salve-o, pois nele tem prazer.'

Mas Tu és Aquele que me tiraste do ventre; fizeste-me confiar, estando ainda aos seios de minha mãe. Sobre Ti fui lançado desde a madre; Tu és o meu Deus desde o ventre de minha mãe.

Não Te alongues de mim, pois a angústia está perto, e não há quem me ajude. Muitos touros me cercaram; fortes touros de Basã me rodearam. Abriram contra mim a sua boca, como um leão que despedaça e ruge.

Sou derramado como água, e todos os meus ossos estão desconjuntados; o meu coração é como cera, derreteu-se dentro de mim. A minha força secou-se como um caco, e a minha língua se pega ao meu paladar; e me puseste no pó da morte.

Pois cães me cercaram; o ajuntamento de malfeitores me rodeou; traspassaram-me as mãos e os pés. Poderia contar todos os meus ossos; eles veem e me contemplam. Repartem entre si as minhas vestes, e lançam sortes sobre a minha túnica.

Mas Tu, Senhor, não Te alongues; ó força minha, apressa-Te em me socorrer. Livra a minha alma da espada, e a minha vida do poder do cão. Salva-me da boca do leão; sim, livra-me dos chifres dos bois selvagens.

Então anunciarei o Teu nome aos meus irmãos; louvar-Te-ei no meio da congregação. Vós, que temeis ao Senhor, louvai-O; todos vós, descendência de Jacó, glorificai-O; e temei-O, todos vós, descendência de Israel.

Porque não desprezou nem abominou a aflição do aflito, nem escondeu dEle o Seu rosto; antes, quando Ele clamou, o ouviu.

Que a minha fé não vacile, Senhor, mesmo nos momentos de maior desamparo. Que eu possa, como o Teu Filho, confiar na Tua soberania e no Teu plano redentor, mesmo quando a dor é insuportável. Que o meu sofrimento, assim como o dEle, possa trazer glória ao Teu nome e salvação a muitos.

Em nome de Jesus, o Cristo crucificado e ressurreto, eu oro. Amém.

Foto do Pastor David L. Martins

Pastor David L. Martins

Pastor e estudioso das Escrituras Sagradas há mais de 15 anos, David L. Martins é formado em Teologia e dedica sua vida a compartilhar a profundidade da Palavra de Deus de forma clara e pastoral. Sua paixão pelos Salmos o levou a criar este espaço, com o objetivo de ajudar cada leitor a encontrar conforto, sabedoria e um relacionamento mais íntimo com Deus através dos cânticos de Israel.